20/04/07

Gouveia Art Rock 2007

21 / 22 Abril - Gouveia



Em Portugal, é único. No mundo, é raro. O evento chama-se Gouveia Art Rock, é totalmente dedicado à música progressiva e, à quinta edição, é um sucesso mesmo antes de acontecer. Pelos dias 21 e 22 de Abril, passam por Gouveia mais de 50 músicos. Entre eles, estão Robert Fripp e Magma.

O festival começa com os portugueses Miosótis. Seguem-se as sínteses conceptuais dos madrilenos Kotebel, o virtuosismo do trio americano-belga-japonês California Guitar Trio e as intersecções do duo italiano Metamorfosi. Para o fim da noite, estão convocadas as fusões dos suecos Isildrus Bane (que actuam na companhia de Björn J:Son Lindh), bem como os instrumentais nascidos da colaboração entre o americano Pat Mastelotto e o alemão Markus Reuter (nome de guerra do projecto: Tuner).

O segundo dia do Gouveia Art Rock dá a conhecer o novo projecto do britânico Clive Nolan (dos Arena). Chama-se Caamora e é dividido com a cantora polaca Agnieszka Swita. De França, chegam o "kobaïan" e o "zeuhl" dos lendários e ultra-influentes Magma, para uma estreia há muito aguardada em Portugal. Outra lenda é Robert Fripp, genial na construção de paisagens sonoras progressivas. O veterano britânico (que também vai estar em Coimbra a 20 de Abril e em Braga a 23) actua com The League of Crafty Guitarists, grupo formado por músicos de vários pontos do globo.
Programa e Informações : www.gaudela.net/gar

19/04/07

Dias da Música em Belém

20 / 22 Abril - Centro Cultural de Belém - Lisboa

A redução do orçamento ditou o fim da Festa da Música. Mas há fins que preferem ser chamados de transformações. E assim, Abril continua a ser mês de muitos concertos no CCB, agora sob a designação Dias da Música em Belém. O piano é o grande protagonista do certame, que decorre entre 20 e 22 de Abril.

Ao longo do fim-de-semana, têm lugar mais de sessenta concertos, com programas que representam bem a diversidade das várias expressões do instrumento (da música clássica ao jazz, passando pelos sons do improviso).

O excelente leque de solistas e orquestras promete provocar enchentes de público. Entre os mais de vinte pianistas convocados, estão os nomes de Eldar Nebolsin, Fazil Say, Piotr Anderszewski, Uri Caine e Maria João Pires. Na lista de agrupamentos, encontramos a Orquestra de Câmara de Württemberg e a Filarmónica da Eslováquia, entre outras.
Programa e Informações : www.ccb.pt

18/04/07

Matosinhos Jazz 2007

18 / 21 Abril - Matosinhos

O programa oficial do Matosinhos Jazz 2007 revela uma tendência vincada por opções direccionadas ao jazz contemporâneo, e voltam a sobressair nomes internacionais de grande peso no género. Destaque para a presença do saxofonista Benny Golson, compositor de vasto currículo, reconhecido como músico ao vivo que mais tem contribuído em termos de repertório para o jazz da actualidade. Ernie Watts, Roberto Somoza, David Binney e Mark Turner são outros consagrados saxofonistas que visitam Matosinhos, assim como os pianistas Cyrus Chestnut e Benny Green. O gospel e o soul estarão devidamente representados na voz da diva Liz Mccomb, que já abriu espectáculos de Ray Charles e James Brown.

Fora do cartaz principal, o Matosinhos Jazz não deixa de contemplar actividades paralelas que também conferem o seu brilho particular ao festival. O bar B Flat apoia o evento recebendo a 19, 20 e 21 de Abril uma performance jazzística a cargo de André Sarbib Trio com Roberto Somoza. Na preparação do Matosinhos em Jazz haverá animação de rua no próximo dia 14, proporcionada pelos Dixie Gringos, realizando-se ainda uma Feira do Disco, no Átrio da Exponor, entre 11 e 13 de Abril.

Aqui fica o programa completo da 11ª edição do Matosinhos Jazz:
18 de Abril - Salão Nobre da Exponor (21h30)
João Mendes com Carlos Barreto Trio
19 de Abril - Auditório da Exponor (21h30)
Cyrus Chestnut Trio
Orquestra de Jazz de Matosinhos com Mark Turner
20 de Abril - Auditório da Exponor (21h30)
Transa Atlântica de Miguel Braga com Ernie Watts
Liz Mccomb
21 de Abril - Auditório da Exponor (21h30)
Mário Franco Quinteto com David Binney
Benny Golson com Benny Green Trio

Charles Lloyd Quartet

18 Abril - Casa da Música / Porto . 20 Abril - Culturgest / Lisboa

"Uma das formas mais poderosas de comunicação e expressão da beleza". É assim que Charles Lloyd vê a música. E é esse poder e beleza que encontramos no grande músico norte-americano, associados a uma capacidade invulgar - e pioneira - de levar o jazz a beber de outros mundos musicais. A Casa da Música, no Porto, recebe-o a 18 de Abril. A Culturgest, em Lisboa, a 20.

Charles Lloyd anda, desde os anos 50, a fazer experiências jazzísticas com aquilo a que hoje chamamos músicas do mundo. A criatividade pulsante e a audácia de desbravar novos caminhos levou-o a trabalhar com figuras como BB King, Bobby Bland, Chico Hamilton, Coltrane, Mingus, Miles Davis ou Keith Jarrett.
Esteve ausente dos olhares públicos durante vários anos, para regressar em força em 1986, depois de uma doença grave. Talvez por isso o saxofonista de Memphis diga também que "a música é uma força que cura".
A propósito de "Sangam", de 2006, a "All About Jazz" falou de Lloyd como um "intocável". Quanto ao álbum, foi colocado pela revista no prestigiado e mui restrito patamar dos clássicos instantâneos.

14/04/07

Marillion + Corvos em St M. da Feira e Lisboa

16 Abril - Santa Maria da Feira / 17 Abril - Lisboa



Em Novembro passado, esteve em Lisboa o vocalista original dos Marillion, Derek William Dick (aka Fish). Agora, os fãs têm a oportunidade de reencontrar os outros elementos da banda. Ou melhor, duas oportunidades: na Feira, a 16 de Abril, ou em Lisboa, no dia seguinte.

Os Marillion ficam para a história como um dos nomes mais míticos e cultuais do rock progressivo. Celebram em 2007 25 anos de carreira. Mas, ao contrário de outros grupos históricos, não se deixam adormecer à sombra do invejável e profícuo percurso, mantendo uma assinalável actividade no que diz respeito à produção de originais.
Neste regresso a Portugal, apresentam o recém-lançado "Somewhere Else", que tem gozado de excelente acolhimento entre a crítica especializada. É mais um álbum com a voz bem entregue ao carismático Steve Hogarth, vocalista dos Marillion desde 1988.

13/04/07

2.º Aniversário da Casa da Música

13 / 15 Abril - Casa da Música - Porto

A apresentação da nova imagem gráfica e o regresso do grande pianista russo Grigory Sokolov vão marcar o programa do 2.º aniversário da Casa da Música (CdM), que acontece entre os dias 13 e 15 de Abril, no Porto.

A antecipar a apresentação pública do novo símbolo que Stefan Sagmeister concebeu para a instituição, é apresentada a partir de 13 de Abril nos foyers e espaços públicos do edifício a instalação eikón (ícone, em grego), na qual os designers Rita João e Pedro Ferreira (do estúdio Pedrita) fazem a sua leitura do trabalho do designer alemão. São seis peças representando as seis declinações que Sagmeister fez a partir da imagem do edifício de Rem Koolhaas. Os autores apresentam eikón, num comunicado da CdM, como "um passo intermédio entre a arquitectura e o design gráfico", uma "representação do ícone materializado à escala humana e introdução à nova linguagem comunicativa da Casa".

O trabalho de Rita João e Pedro Ferreira (ambos nascidos em Lisboa, em 1978, e formados em Arquitectura do Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa) ficará em exposição até 13 de Maio. E no dia 14 de Abril (16h00), o próprio Stefan Sagmeister (conhecido pelo trabalho feito para os Rolling Stones, David Byrne, Laurie Andersen ou Lou Reed) fará uma conferência pública para falar da nova imagem que desenhou para a CdM.

No programa do dia 13 de Abril destaca-se também o concerto de gala (às 21h30, para convidados) de aniversário pela Orquestra Nacional do Porto, dirigida pelo maestro Stefan Asbury e com um programa constituído por obras de Beethoven, Leonard Bernstein e Shostakovich - parte deste programa será tocada no domingo (dia 15), ao meio-dia, para o público em geral, com comentários de Gabriela Canavilhas.

Dia 14 Abril (19h30), Grigory Sokolov regressa ao Porto (em Maio de 2005, tocou na CdM a solo e com a Deutsche Kammerpilharmonie Bremen) para interpretar, a solo, obras de Schubert e Scriabin (no dia 16 repete o mesmo programa na Gulbenkian, em Lisboa). Antes, ao meio-dia, o violinista Otto Michael Pereira , vencedor do Prémio Jovens Músicos 2005, acompanhado pelo pianista João Crisóstomo, interpreta obras de Beethoven, Tartini, Wieniawski, Vitali e Sarasate. E, às 17h00, será inaugurada uma outra instalação, Sonoridades Líquidas, uma performance digital de João Ricardo Barros, Rui Penha e Luís Girão.
A partir das 23h00 e pela noite dentro, a música desce ao parque de estacionamento com os sons e a animação do programa Urban Vibe, que contará com actuações do rapper londrino Dizzee Rascal, dos brasileiros Deize Tigrona e Tetine e da banda portuguesa Buraka Som Sistema.
Programa e mais infirmações : http://www.casadamusica.com

12/04/07

In Jazz em Beja

13 / 14 Abril - Pax-Julia Teatro Municipal - Beja

A cidade de Beja recebe hoje a amanhã a visita do festival InJazz – Jazz em Português, com dois concertos no Pax-Julia Teatro Municipal.
No dia 13 de Abril é a vez do quarteto da cantora Marta Hugon, com Filipe Melo (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e André Sousa Machado (bateria).
No dia 14 de Abril apresenta-se o quarteto do saxofonista Carlos Martins, com André Fernandes (guitarra), Nelson Cascais (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria).

11/04/07

10º Festival de Jazz de Valado dos Frades

12.13.14.18.20.21 Abril - Valado de Frades



O Festival de Jazz de Valado dos Frades é um dos mais concorridos do país. Chega à décima edição com um programa diversificado que volta a apostar fortemente na divulgação dos músicos nacionais, sem esquecer uma abertura cada vez maior a nomes sonantes de outras paragens. Tem lugar entre os dias 12 e 21 de Abril.

O grande destaque internacional é o regresso de David Binney, figura de referência do jazz independente. Ou, nas palavras do "Guardian", "um dos mais originais e jovens saxofonistas da cena jazzística internacional". É bem conhecido do público português, principalmente desde a participação no projecto do contrabaixista português Mário Franco. É neste contexto que vamos rever a sua audácia, ao serviço de "This Life".

Outro momento a não perder é a estreia absoluta das novas obras de Carlos Azevedo. Para abrilhantar a ocasião, o pianista convidou para o seu quarteto o saxofonista belga Frank Vaganée, da Brussels Jazz Orchetra, uma das melhores "big band" europeias.

O festival conta ainda com o contrabaixista galego Paço Charlin (que apresenta o projecto "The Ultimate Jazz Earth-tet"), com o neo-free do colectivo Lisbon Improvisation Players (que convida o trompetista Dennis Gonzaléz), com as vozes-intrumento dos Trupe Vocal, com os Desbundixie (álbum "Kick 'n' Blow" em ante-estreia) e com o original funk-jazz-rock progressivo dos Audible Architecture (o primeiro disco, "Soul Talk", dá o mote).

Mais informações e Programa: http://www.jazzvalado.net

04/04/07

Shakira em Lisboa

04 Abril - Pavilhão Atlântico - Lisboa

Depois da participação no Rock In Rio, Shalira regressa para um concerto só seu. Traz nas ancas e na voz invulgar os ritmos do premiado último álbum, "Oral Fixation". O Pavilhão Atlântico volta a receber a cantora colombiana no dia 4 de Abril.

Aos 26 anos de idade, Shakira é uma estrela mundial que extravasa as fronteiras da música latina. Há referências mexicanas, árabes, electrónicas, "reggaeton", rock, etc. A cantora "graciosa" (é este o significado do seu nome) trouxe à pop um novo exotismo, que passa tanto pela música e pela voz como pelos penteados e números de dança do ventre.

É também conhecida por tocar um vasto leque de instrumentos, por falar fluentemente várias línguas - português incluído - e por assinar todas as letras e músicas do seu repertório. O currículo inclui também vários prémios (sem esquecer os Grammys) e a nomeação da Unicef para sua embaixadora (foi a primeira colombiana a receber tal distinção).



Shakira Isabel Mebarak Ripoll nasceu em Barranquilla, Colômbia, a 2 de Fevereiro de 1977, e escreveu a sua primeira canção com apenas oito anos. Aliás, é das poucas artistas pop que escreve as suas músicas e letras. Desde 1991, data do disco de estreia, ‘Magia’, já lá vão 11 álbuns, mais de vinte milhões de cópias vendidas em todo o Mundo e sete prémios Grammy (os Óscares da música).

Em 2003, a cantora fez História em Portugal ao lotar, pela primeira vez, o Pavilhão Atlântico. Desde então, voltou ao nosso país para actuar na gala dos prémios MTV e, no ano passado, no Rock In Rio. Desta feita, visita-nos no âmbito da digressão mundial de ‘Oral Fixation’ (versão em inglês do disco ‘Fijación Oral’), depois de ter actuado na Alemanha, Dinamarca, Hungria, Índia e Egipto, onde cantou junto às pirâmides de Gizé.

Crazy Horse em Lisboa

03 / 29 Abril - Auditório dos Oceanos no Casino Lisboa



Sinónimo de beleza, estética, vanguarda e arte, o espectáculo da carismática sala parisiense chega, pela primeira vez, a Portugal. Criado por Alain Bernardin, "Crazy Horse" homenageia a beleza feminina, elevando a nudez ao estatuto de arte. De 3 a 29 de Abril, no Auditório dos Oceanos no Casino Lisboa. http://www.casinolisboa.pt

Considerado um classicista na modernidade, Alain Bernardin apresenta em "Crazy Horse" o ideal da beleza feminina, conceito que vai actualizando de acordo com a evolução ditada pelos criadores de sectores tão variados como a moda, cinema ou publicidade.
Saber Mais »»»

03/04/07

Lagos Jazz 2007

03 / 07 Abril - Lagos

Dia 3 - José Menezes e Orquestra de Jazz de Lagos
Dia 4 - IMI Kollektief
Dia 5 - Quinteto de Mário Santos
Dia 6 - Kelvin Sholar Trio
Dia 7 - Alunos + Lagos Jazz Summit

Pelo sexto ano consecutivo, as ruas, praias e bares de Lagos vão deixar-se inundar de jazz. O festival algarvio propõe cinco dias de música, com IMI Kollektief e Kelvin Sholar, entre outros. Tem lugar entre os dias 3 e 7 de Abril.
A Orquestra de Jazz de Lagos convida o saxofonista português José Menezes para o concerto inaugural do Lagos Jazz. Interpretam um programa especialmente preparado para o festival, dedicado ao grande orquestrador norte-americano Sammy Nestico.
No dia seguinte, a cidade recebe o IMI Collective. O quinteto multinacional, baseado em Lisboa, tem em mãos o primeiro disco. O projecto, liderado pelo brasileiro Alípio Carvalho Neto, tem sido muito bem recebido pela imprensa especializada.
O festival continua a 5 de Abril, com o quinteto de Mário Santos. Em apresentação, vai estar o projecto "Bloco de Notas", uma colecção de inéditos feitos por encomenda e estreados no Festival de Jazz do Porto.
Para o penúltimo dia, está reservada a actuação do prestigiado Kelvin Sholar. O pianista norte-americano protagoniza, com o seu trio, o momento mais alto da programação: a estreia mundial da sua abordagem jazzística ao "Pássaro de Fogo", de Stravinsky.
O remate do certame concentra-se na descoberta de novos talentos, com o habitual concerto final dos alunos que participaram nos "workshops" promovidos pelo festival. Os professores também sobem a palco, sob a designação Lagos Jazz Summit, para um momento de jazz menos tradicional.
Mais informações: http://www.lagosjazz.com