13/04/07

2.º Aniversário da Casa da Música

13 / 15 Abril - Casa da Música - Porto

A apresentação da nova imagem gráfica e o regresso do grande pianista russo Grigory Sokolov vão marcar o programa do 2.º aniversário da Casa da Música (CdM), que acontece entre os dias 13 e 15 de Abril, no Porto.

A antecipar a apresentação pública do novo símbolo que Stefan Sagmeister concebeu para a instituição, é apresentada a partir de 13 de Abril nos foyers e espaços públicos do edifício a instalação eikón (ícone, em grego), na qual os designers Rita João e Pedro Ferreira (do estúdio Pedrita) fazem a sua leitura do trabalho do designer alemão. São seis peças representando as seis declinações que Sagmeister fez a partir da imagem do edifício de Rem Koolhaas. Os autores apresentam eikón, num comunicado da CdM, como "um passo intermédio entre a arquitectura e o design gráfico", uma "representação do ícone materializado à escala humana e introdução à nova linguagem comunicativa da Casa".

O trabalho de Rita João e Pedro Ferreira (ambos nascidos em Lisboa, em 1978, e formados em Arquitectura do Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa) ficará em exposição até 13 de Maio. E no dia 14 de Abril (16h00), o próprio Stefan Sagmeister (conhecido pelo trabalho feito para os Rolling Stones, David Byrne, Laurie Andersen ou Lou Reed) fará uma conferência pública para falar da nova imagem que desenhou para a CdM.

No programa do dia 13 de Abril destaca-se também o concerto de gala (às 21h30, para convidados) de aniversário pela Orquestra Nacional do Porto, dirigida pelo maestro Stefan Asbury e com um programa constituído por obras de Beethoven, Leonard Bernstein e Shostakovich - parte deste programa será tocada no domingo (dia 15), ao meio-dia, para o público em geral, com comentários de Gabriela Canavilhas.

Dia 14 Abril (19h30), Grigory Sokolov regressa ao Porto (em Maio de 2005, tocou na CdM a solo e com a Deutsche Kammerpilharmonie Bremen) para interpretar, a solo, obras de Schubert e Scriabin (no dia 16 repete o mesmo programa na Gulbenkian, em Lisboa). Antes, ao meio-dia, o violinista Otto Michael Pereira , vencedor do Prémio Jovens Músicos 2005, acompanhado pelo pianista João Crisóstomo, interpreta obras de Beethoven, Tartini, Wieniawski, Vitali e Sarasate. E, às 17h00, será inaugurada uma outra instalação, Sonoridades Líquidas, uma performance digital de João Ricardo Barros, Rui Penha e Luís Girão.
A partir das 23h00 e pela noite dentro, a música desce ao parque de estacionamento com os sons e a animação do programa Urban Vibe, que contará com actuações do rapper londrino Dizzee Rascal, dos brasileiros Deize Tigrona e Tetine e da banda portuguesa Buraka Som Sistema.
Programa e mais infirmações : http://www.casadamusica.com

Sem comentários: