
Em Portugal, é único. No mundo, é raro. O evento chama-se Gouveia Art Rock, é totalmente dedicado à música progressiva e, à quinta edição, é um sucesso mesmo antes de acontecer. Pelos dias 21 e 22 de Abril, passam por Gouveia mais de 50 músicos. Entre eles, estão Robert Fripp e Magma.
O festival começa com os portugueses Miosótis. Seguem-se as sínteses conceptuais dos madrilenos Kotebel, o virtuosismo do trio americano-belga-japonês California Guitar Trio e as intersecções do duo italiano Metamorfosi. Para o fim da noite, estão convocadas as fusões dos suecos Isildrus Bane (que actuam na companhia de Björn J:Son Lindh), bem como os instrumentais nascidos da colaboração entre o americano Pat Mastelotto e o alemão Markus Reuter (nome de guerra do projecto: Tuner).
O segundo dia do Gouveia Art Rock dá a conhecer o novo projecto do britânico Clive Nolan (dos Arena). Chama-se Caamora e é dividido com a cantora polaca Agnieszka Swita. De França, chegam o "kobaïan" e o "zeuhl" dos lendários e ultra-influentes Magma, para uma estreia há muito aguardada em Portugal. Outra lenda é Robert Fripp, genial na construção de paisagens sonoras progressivas. O veterano britânico (que também vai estar em Coimbra a 20 de Abril e em Braga a 23) actua com The League of Crafty Guitarists, grupo formado por músicos de vários pontos do globo.
Programa e Informações : www.gaudela.net/gar
A redução do orçamento ditou o fim da Festa da Música. Mas há fins que preferem ser chamados de transformações. E assim, Abril continua a ser mês de muitos concertos no CCB, agora sob a designação Dias da Música em Belém. O piano é o grande protagonista do certame, que decorre entre 20 e 22 de Abril.
O programa oficial do Matosinhos Jazz 2007 revela uma tendência vincada por opções direccionadas ao jazz contemporâneo, e voltam a sobressair nomes internacionais de grande peso no género. Destaque para a presença do saxofonista Benny Golson, compositor de vasto currículo, reconhecido como músico ao vivo que mais tem contribuído em termos de repertório para o jazz da actualidade. Ernie Watts, Roberto Somoza, David Binney e Mark Turner são outros consagrados saxofonistas que visitam Matosinhos, assim como os pianistas Cyrus Chestnut e Benny Green. O gospel e o soul estarão devidamente representados na voz da diva Liz Mccomb, que já abriu espectáculos de Ray Charles e James Brown.
"Uma das formas mais poderosas de comunicação e expressão da beleza". É assim que Charles Lloyd vê a música. E é esse poder e beleza que encontramos no grande músico norte-americano, associados a uma capacidade invulgar - e pioneira - de levar o jazz a beber de outros mundos musicais. A Casa da Música, no Porto, recebe-o a 18 de Abril. A Culturgest, em Lisboa, a 20.
A apresentação da nova imagem gráfica e o regresso do grande pianista russo Grigory Sokolov vão marcar o programa do 2.º aniversário da Casa da Música (CdM), que acontece entre os dias 13 e 15 de Abril, no Porto.
A cidade de Beja recebe hoje a amanhã a visita do festival 
Depois da participação no Rock In Rio, Shalira regressa para um concerto só seu. Traz nas ancas e na voz invulgar os ritmos do premiado último álbum, "Oral Fixation". O Pavilhão Atlântico volta a receber a cantora colombiana no dia 4 de Abril.

Dia 3 - José Menezes e Orquestra de Jazz de Lagos









