18/07/06

Cool Jazz Fest 2006

17 / 27 Julho - Oeiras / Mafra / Cascais

O jazz é o ponto de partida.
A liberdade de géneros é o de chegada. É este o espírito do Cool Jazz Fest, reforçado este ano pelo lema "Alta Mistura". Os palcos instalados em Oeiras, Mafra e Cascais, entre 17 e 27 de Julho, recebem Kanye West, Diana Krall, Gal Costa, Kimmo Pohjonen e Ive Mendes.
O primeiro convidado é Kanye West, nome maior do hip-hop e R & B. É a estreia em Portugal do músico norte-americano. "Late Registration", o premiado álbum que gerou vendas de um milhão de cópias em todo o mundo, é o mote para o espectáculo.
No dia seguinte, apresenta-se aquela que é, simultaneamente, uma das maiores vozes jazz da sua geração e uma das canadianas mais acarinhadas pelo público português. É possível que o alinhamento traga novidades, já que Diana Krall prepara para Setembro o lançamento de um novo trabalho de originais, intitulado "From This Moment On".
Outra diva, mas brasileira, chega ao Cool Jazz Fest no dia 22: Gal Costa, figura de proa do movimento tropicália. Estreou-se nos discos em 1967 com "Domingo" e, desde então, deu voz a mais de 30 álbuns, incluindo um Unplugged para a MTV. Neste regresso a Portugal, apresenta o mais recente trabalho, "Hoje".
26 de Julho é de Kimmo Pohjonen, um dos mais importantes músicos da nossa época. O acordeonista danado, que esventra a raiz da folk finlandesa à conta de um (estranhíssimo) tratamento digital, não vem sozinho. Apresenta-se no seio do projecto KTU, que junta as suas diabruras ao "art rock" dos TU - Trey Gunn e Pat Mastelotto - e ao "sampling" de Samuli Kosminen. Está garantida a fuga por completo às convenções daquilo a que um dia chamaram pop.
A última convidada do festival é Ive Mendes, que muitos conhecem como "Sade brasileira". Os ritmos são urbanos, o "feeling" tem uma tendência jazzística, a voz é de veludo e a presença é muito sensual. Na bagagem vem o disco de estreia homónimo. Foi gravado em Londres e contou com os préstimos de Robin Millar, produtor conhecido por trabalhar justamente com nomes como Sade Adu. Quando o apresentou em Portugal, as salas esgotaram.
Informações e programa : http://www.cooljazzfest.com

Sem comentários: