18/02/07

Portalegre JazzFest

21 / 24 Fevereiro - Portalegre

5º Festival Internacional de Jazz de Portalegre
Chega Fevereiro e impõe-se uma visita a Portalegre. É esta a rotina que, de há cinco anos para cá, se tem enraizado na agenda dos amantes de jazz. Este ano, a estrela do Portalegre JazzFest é o norte-americano Don Byron. O evento decorre entre os dias 21 e 24 de Janeiro.

O primeiro convidado do certame é Mário Barreiros. O reputado baterista português apresenta o recém-lançado "Dedadas", a primeira gravação com o seu sexteto.

No dia seguinte, chega o Trigon Quartet, um grupo moldavo que promove promiscuidades entre o jazz e o folclore, dentro de um cenário de virtuosismo ofuscado pela criatividade.

O concerto marcado para dia 23 é o do quarteto liderado por Michel Portal, um dos mais influentes músicos do jazz europeu. O multi-instrumentista reúne estilos diversos e serpenteia com invulgar destreza entre o clássico (Mozart, Brahms, Schumann, Berg) e o contemporâneo (Boulez, Stockhausen, Berio, Kagel). Improvisador nato, Portal preocupa-se com a libertação da música. Mais do que um estilo, o jazz é um caminho e uma forma de sentir essa libertação.

No dia seguinte, as atenções viram-se para o outro lado do oceano, com a entrada em cena do clarinetista norte-americano Don Byron, por várias vezes considerado o melhor do mundo. Regressa para oferecer mais uma dose de "Ivey-Divey". Gravado com o pianista George Colligan e o baterista Ben Perowsky, traz a etiqueta da Blue Note e o aplauso da crítica (foi considerado o seu melhor trabalho pelo "New York Times").

Para o final, está reservada a actuação do Jeffery Davis Trio. O jovem músico destaca-se no panorama jazzístico português por ser um vibrafonista de topo, com prémios a nível internacional.

1 comentário:

Anónimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!