17/02/07

Guitarromania 2007

19 / 23 Fevereiro - Palácio Foz - Lisboa

3º Festival Internacional de Guitarra Clássica
A guitarra clássica é a rainha deste festival, que traz a Portugal grandes nomes da cena internacional. Darko Petrinjak, Dejan Ivanovic, Hubert Käppel e Michalis Kontaxakis fazem parte do extraordinário leque de músicos convocados para a terceira edição do Guitarmania. Começa a 19 de Fevereiro e prolonga-se até dia 23.

A primeira convidada é a guitarrista espanhola Cármen Ros, que se encontra entre as mais reputadas - e premiadas - da sua geração. No dia seguinte, apresenta-se o alemão Hubert Käppel, um dos mais importantes e influentes guitarristas clássicos da actualidade, com presença garantida nos maiores palcos mundiais.
A 21 de Fevereiro, o Guitarmania recebe novamente o duo formado pelo grego Michalis Kontaxakis e pelo croata Dejan Ivanovich (director artístico do festival). As actividades conjuntas começaram em 2004, depois de se terem conhecido no concurso Francisco Tárrega, onde ambos já tinham colhido distinções. O último concerto (a 22) é protagonizado por Tomislav Vuksic, vencedor do concurso que o festival promoveu no ano passado.

O Guitarmania está longe de ser apenas um palco para a guitarra. O espírito do festival tem uma forte componente didáctica, que promove o contacto entre gerações e talentos. Assim, o programa inclui também masterclasses com os músicos e, no último dia, a sessão final do II Concurso Internacional de Guitarra Clássica.

Sem comentários: