Ambos têm carreiras profícuas e marcantes, que de vez em quando se cruzam. Faltava o encontro em palco dos dois rostos mais famosos do extinto Trovante.No dia 2 de Março, no Cine-Teatro de Alcobaça
Ambos têm carreiras profícuas e marcantes, que de vez em quando se cruzam. Faltava o encontro em palco dos dois rostos mais famosos do extinto Trovante.
"La Traviata", de Verdi, é pretexto para a estreia em Portugal de um dos maiores teatros de ópera russos: a Ópera Estatal de Ekaterinburg. Vai estar em Coimbra (dia 27 de Fevereiro), Figueira da Foz (28), Lisboa (2 e 3 de Março), Covilhã (4) e Porto (6).

A bonita brasileira Cibelle está de volta.21 / 24 Fevereiro - Portalegre
5º Festival Internacional de Jazz de Portalegre
Chega Fevereiro e impõe-se uma visita a Portalegre. É esta a rotina que, de há cinco anos para cá, se tem enraizado na agenda dos amantes de jazz. Este ano, a estrela do Portalegre JazzFest é o norte-americano Don Byron. O evento decorre entre os dias 21 e 24 de Janeiro.
O primeiro convidado do certame é Mário Barreiros. O reputado baterista português apresenta o recém-lançado "Dedadas", a primeira gravação com o seu sexteto.
No dia seguinte, chega o Trigon Quartet, um grupo moldavo que promove promiscuidades entre o jazz e o folclore, dentro de um cenário de virtuosismo ofuscado pela criatividade.
O concerto marcado para dia 23 é o do quarteto liderado por Michel Portal, um dos mais influentes músicos do jazz europeu. O multi-instrumentista reúne estilos diversos e serpenteia com invulgar destreza entre o clássico (Mozart, Brahms, Schumann, Berg) e o contemporâneo (Boulez, Stockhausen, Berio, Kagel). Improvisador nato, Portal preocupa-se com a libertação da música. Mais do que um estilo, o jazz é um caminho e uma forma de sentir essa libertação.
No dia seguinte, as atenções viram-se para o outro lado do oceano, com a entrada em cena do clarinetista norte-americano Don Byron, por várias vezes considerado o melhor do mundo. Regressa para oferecer mais uma dose de "Ivey-Divey". Gravado com o pianista George Colligan e o baterista Ben Perowsky, traz a etiqueta da Blue Note e o aplauso da crítica (foi considerado o seu melhor trabalho pelo "New York Times").
Para o final, está reservada a actuação do Jeffery Davis Trio. O jovem músico destaca-se no panorama jazzístico português por ser um vibrafonista de topo, com prémios a nível internacional.
3º Festival Internacional de Guitarra Clássica
A música portuguesa vai inundar o Atlântico.
A companhia britânica Stomp iniciou um ciclo de espectáculos no Casino Lisboa, que se irá prolongar até 25 de Fevereiro. A actuação tem início às 22:00 horas no Auditório dos Oceanos.
Um concerto destes seria um acontecimento em qualquer parte do mundo e o do CCB não é excepção. A sala lisboeta recebe, a 7 de Fevereiro, o agrupamento vocal La Capella Reial de Catalunya e o colectivo instrumental Hespèrion XXI, ambos fundados por Jordi Savall.
A Casa da Música é o local escolhido pelo reputado Mário Barreiros para deixar a primeira impressão da primeira gravação com o seu sexteto. A estreia ao vivo de "Dedadas" está marcada para 6 de Fevereiro (um dia depois da chegada do registo aos escaparates).
