O Festival de Jazz de Valado dos Frades é um dos mais concorridos do país. Chega à décima edição com um programa diversificado que volta a apostar fortemente na divulgação dos músicos nacionais, sem esquecer uma abertura cada vez maior a nomes sonantes de outras paragens. Tem lugar entre os dias 12 e 21 de Abril.
O grande destaque internacional é o regresso de David Binney, figura de referência do jazz independente. Ou, nas palavras do "Guardian", "um dos mais originais e jovens saxofonistas da cena jazzística internacional". É bem conhecido do público português, principalmente desde a participação no projecto do contrabaixista português Mário Franco. É neste contexto que vamos rever a sua audácia, ao serviço de "This Life".
Outro momento a não perder é a estreia absoluta das novas obras de Carlos Azevedo. Para abrilhantar a ocasião, o pianista convidou para o seu quarteto o saxofonista belga Frank Vaganée, da Brussels Jazz Orchetra, uma das melhores "big band" europeias.
O festival conta ainda com o contrabaixista galego Paço Charlin (que apresenta o projecto "The Ultimate Jazz Earth-tet"), com o neo-free do colectivo Lisbon Improvisation Players (que convida o trompetista Dennis Gonzaléz), com as vozes-intrumento dos Trupe Vocal, com os Desbundixie (álbum "Kick 'n' Blow" em ante-estreia) e com o original funk-jazz-rock progressivo dos Audible Architecture (o primeiro disco, "Soul Talk", dá o mote).
Mais informações e Programa: http://www.jazzvalado.net
Sem comentários:
Enviar um comentário