29/09/06

Festival de Jazz da Alta Extremadura

29 Set / 08 Out - Leiria e Marinha Grande

Entre 29 de Setembro e 8 de Outubro, as cidades de Leiria e Marinha Grande recebem a VI edição do Festival de Jazz da Alta Estremadura, numa organização conjunta das duas Câmaras Municipais e da Associação de Desenvolvimento e Cooperação Atlântida.
Tal como nas edições anteriores, a linha de orientação deste festival assenta em três aspectos principais: programação nacional, internacional (europeia e americana) e formação de jovens músicos.
Este ano o Festival voltará a contar com nomes de relevo do circuito internacional, como o guitarrista Adam Rogers, ex-colaborador de músicos como Brecker Brothers e Norah Jones, o saxofonista Chris Cheek, um dos mais interessantes da actualidade e o trio liderado por Greg Maret (harmónica), que nos visitou recentemente com Pat Metheny.

PROGRAMA
29 Set (sexta-feira, Teatro Miguel Franco, Leiria, 22h00)
Tora Tora Big Band

30 Set (sábado, Teatro Miguel Franco, Leiria, 22h00)
Adam Rogers Quartet - Adam Rogers (guitarra), Ed Simon (piano), Scott Colley (contrabaixo) e Clarence Penn (bateria).

04 Out (quarta-feira, Teatro Miguel Franco, Leiria, 22h00)
Jeffery Davis Quartet - Jeffery Davis (vibrafone, marimba), André Fernandes (guitarra), Nelson Cascais (contrabaixo) e Jorge Queijo (bateria).
Laurent Filipe "A Luz" - Laurent Filipe (trompete), Rodrigo Gonçalves (piano), Mário Delgado (guitarra), Nelson Cascais (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria).

05 Out
(quinta-feira, Teatro Miguel Franco, Leiria, 22h00)
Bruno Santos "Trio Angular" - Bruno Santos (guitarra), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria).
Gaia - Grégoire Mairet (harmónica), Federicvo Gonzales Peña (piano e teclados) e Gene Lake (bateria).

06 Out
(sexta-feira, Sport Operário Marinhense, Marinha Grande, 22h00)
Chris Cheek Quartet - Chris Cheek (saxofone tenor), Steve Cardenas (guitarra), Matt Pavolka (baixo eléctrico) e Dan Rieser (bateria).

07 Out
(sábado, Sport Operário Marinhense, Marinha Grande, 22h00)
Jacinta Quinteto - Jacinta (voz), Jorge Reis (saxofone alto), Rui Caetano (piano), João Custódio (contrabaixo) e João lencastre (bateria).

27/09/06

Douro Jazz 2006

22 Set / 21 Out - Vila Real / Régua / Chaves



30 Concertos / 3 Cidades

A edição de 2006 do Festival Internacional Douro Jazz decorre numa altura em que se comemoram os 250 anos da Região Demarcada do Douro e associa-se a estas comemorações apresentando um invulgar conjunto de cabeças-de-cartaz.

A conhecida Amsterdam Klezmer Band fará circular pelos palcos do Douro Jazz as suas canções vibrantes e instrumentais virtuosos.
Dos Estados Unidos da América chega Carolyn Leonhart, cantora cuja voz o influente jornal The New York Times considerou ser comparável à de uma jovem Ella Fitzgerald.
Também dos Estados Unidos vem Lee Konitz, saxofonista e compositor com sessenta anos de carreira, um histórico do jazz que partilhou palcos e estúdios com Charlie Parker, John Coltrane ou Miles Davis. Lee Konitz gravou recentemente o CD “Portology”, com a Orquestra de Jazz de Matosinhos. O concerto no Grande Auditório do Teatro de Vila Real visa precisamente a apresentação, pela primeira vez, deste novo disco, que tem a chancela da editora norte-americana Omnitone.
O Sexteto de Mário Barreiros integra o programa para mostrar o que de melhor se faz no jazz português.

Para encerramento desta terceira edição do Douro Jazz está agendado aquele que será um concerto único em Portugal. Trata-se de um espectáculo do francês Jean-Luc Ponty, talento raro no violino, que trabalhou com grandes nomes da música, como Frank Zappa, George Duke e John McLaughlin, e que, além da sua banda, mantém um trio com Al di Meola e Stanley Clarke.

Programa:
http://www.douronet.pt/

Ciclo Internacional de Jazz 2006

28 / 30 Setembro - Carnaxide (Centro Cívico)

Uma excelente representação nacional convive com figuras de renome internacional no Ciclo Internacional de Jazz de Oeiras, que se realiza entre os dias 28 e 30 de Setembro.

Dia 28 - Mário Laginha Trio
Mário Laginha, grande pianista português, inaugura o festival como líder de um trio composto por Bernardo Moreira (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria). Em apresentação está o novo "Canções e Fugas".

- Dia 29 - Carolyn Leonhart Quintet
No dia seguinte, chega o quinteto liderado por Carolyn Leonhart, cantora norte-americana conhecida por deixar o jazz absorver coordenadas rock, pop e R & B. Vem apresentar "New 8th Day", lançado no ano passado. "As pessoas comparam a sua voz à de uma jovem Ella Fitzgerald", escreveu o "New York Times".

- Dia 30 - Jeremy Pelt Quartet
O concerto de encerramento está entregue ao quarteto do trompetista norte-americano Jeremy Pelt. Na bagagem, traz "Identity", lançado no ano passado. Foi a propósito desse álbum que o "Wall Street Journal" escreveu o seguinte: "É a batida cardíaca de Jeremy Pelt que sublinha o futuro do jazz".

21/09/06

UHF - Coliseus

23 Setembro - Lisboa (Coliseu)
05 Outubro - Porto (Coliseu)


27 anos depois da edição de "Jorge morreu", os UHF reforçam a sua presença incontornável na história do rock português. A culpa é do mais recente álbum, "Há Rock no Cais". É ele o centro dos concertos marcados para as salas da consagração: os coliseus. O de Lisboa recebe-os a 23 de Setembro; o do Porto, a 5 de Outubro.

Não foi só a edição de "Há Rock no Cais" que relançou a carreira dos UHF. Recentemente, saiu também o "Cavalos de Corrida - A Poética dos UHF", que reúne poemas explicados e comentados por António Manuel Ribeiro, o icónico vocalista.
Nestes concertos, novos temas como "Matas-me com o teu olhar" ou "Apetece namorar contigo em Lisboa" vão conviver com clássicos inesquecíveis da banda, como "Cavalos de corrida", "Rua do Carmo" ou "Menina estás à janela".

19/09/06

JazzMin - Festival de Jazz de Aljustrel 2006

22 / 24 Setembro - Aljustrel

DESBUNDIXIE, CARLOS MARTINS QUARTETO E MARTA HUGON
A orquestra JazzMin e os Desbundixie abrem o festival no dia 22. Segue-se Carlos Martins Quarteto e a encerrar o festival vai estar a cantora de Jazz Marta Hugon.
À semelhança do ano anterior decorrerá, durante a semana - de 18 a 22, um workshop aberto a flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba, piano, guitarra eléctrica, baixo eléctrico, bateria e voz sob a orientação de Adelino Mota e Aurélien Vieira Lino. A grande novidade do workshop, nesta edição, é que culmina com a formação da Orquestra JazzMin que irá abrir o festival.

- Dia 22 - Orquestra JazzMin + Desbundixie
- Dia 23 - Quarteto Carlos Martins
- Dia 24 - Marta Hugon

Chick Corea & Gary Burton

22 Setembro - Lisboa - Coliseu dos Recreios
23 Setembro - Porto - Casa da Música

O pianista Chick Corea e o vibrafonista Gary Burton apresentam-se em duo pela primeira vez em Portugal no mês de Setembro.
Os espectáculos decorrem a 22 e 23 de Setembro no Coliseu dos Recreios (Lisboa) e na Casa da Música (Porto), respectivamente.
As actuações inserem-se na digressão 35th Anniversary Crystal Silence Tour, que recorda o álbum «Crystal Silence», de 1972, um disco que uniu pela primeira vez estes dois nomes maiores do jazz.
«Profundo, tranquilo, harmonioso, «Crystal Silence» é o resultado da versatilidade de Corea, da sua utilização aparentemente relaxada do jazz, em conjunto com uma imensa complexidade e rigor clássicos, enquanto o dinâmico e sensível Burton se assume como o parceiro mais do que perfeito para este encontro inigualável», refere o comunicado da promotora Mandrake.

Os bilhetes para o espectáculo em Lisboa oscilam entre os 25 e os 64 euros, enquanto que no Porto o preço único é de 60 euros.

13/09/06

Festival do Alviela

15 / 17 Setembro - Vaqueiros (Santarém)


O Festival de Música do Alviela é já nos próximos dias 15, 16 e 17 de Setembro e conta com nomes como João Pedro Pais, Martinho da Vila, D’Zrt, Tiago, FF, Fingertips, Expensive Soul e, como cabeça de cartaz, o cantor reggae Patrice.
Apelar à água e à vida é a divisa deste festival que se realiza numa das freguesias mais afectadas pela poluição daquele rio – Vaqueiros.
A organização pretende acolher, neste evento, cerca de 20 mil visitantes para que, unidos pela música, vêm até Vaqueiros defender o rio Alviela.

No dia 15, Sexta-feira, sobem ao palco os Expensive Soul, Finger Tips, D’Zrt e Martinho da Vila.
No dia 16, Sábado, o Coro do Círculo Cultural Scalabitano e a Orquestra Típica Scalabitana abrem as hostes, seguindo-se as actuações de Tiago, FF, João Pedro Pais e Patrice, o músico alemão, que mescla sonoridades do reggae, soul, hip hop e ska, conhecido pela sua voz soul, que leva milhares de pessoas aos festivais de Verão.
O dia 17, Domingo, tem entrada livre, e é dedicado à música tradicional portuguesa, com grupos de cantares tradicionais e ranchos folclóricos do Concelho, que actuarão durante a manhã. Estão confirmadas as presenças dos seguintes grupos: Bandinha do Castelo, Grupo Infantil e Juvenil de Danças e Cantares Ribatejanos, Rancho Folclórico de Alcanhões, Rancho Folclórico de Vale de Figueira, Rancho Folclórico do Vale Santarém e Rancho Folclórico Os Camponeses de S. Vicente do Paúl.

As portas abrem às 18h00, e os espectáculos têm início às 20h00.
O espaço do Festival foi pensado com base na temática da água, estando os diversos espaços subordinados a este tema, de forma a mobilizar e informar todos os visitantes para esta causa.
O ingresso para o Festival dará acesso a 2 espaços: o recinto de espectáculos, especialmente preparado para receber milhares de pessoas, e o de campismo. Os bilhetes podem ser adquiridos no Posto de Turismo da Câmara Municipal de Santarém, nas 28 Juntas de Freguesia do Concelho, nas Lojas FNAC, Lojas Abreu e Ticketline, pelo preço de 10,00 euros dia e passe dois dias 15,00 euros, sendo a entrada gratuita até aos 6 anos.
Na zona dos concertos, onde está colocado um palco de grandes dimensões, estarão instalados 100.000 watts de som, 200.000 watts de luz e 100 m2 de projecção de vídeo, repartidos por 2 écrans.
No recinto principal estará instalada uma tenda electrónica onde os DJs farão os seus sets e continuarão o Festival pela noite dentro. No dia 15, sexta-feira, o DJ Geninho, residente da Discoteca W, promete animar a Festa, das 02h00 às 05h00. No dia 16, sábado, também no final dos concertos, cabe a The Wanna Be Dj's (dupla com um dos elementos Relações Públicas do Buddha Lx), animar os mais resistentes, das 02h00 às 05h00.
O Parque de Campismo é gratuito, vedado, e terá todas as facilidades e infra-estruturas de apoio, tais como chuveiros, casas de banho e segurança, e abre oficialmente, no dia 15, sexta-feira, às 09h00.
O espaço terá um Marketplace, com uma vasta variedade de merchandising, comidas e bebidas, tendas de artesanato e artigos vários, uma loja de fotografia com serviço de fotografias digitais.

11/09/06

IV Festival de Jazz de Albufeira

14 / 16 Setembro - Albufeira

Dia - 14 Set
MO`Jazz Trio
João Galante (piano), Renato Madeira (contrabaixo) e Zé Soares (bateria)
Hugo Alves Quarteto
Dia - 15 Set
António Ciacca Quartet
António Ciacca (piano), Nicola Angelucci (bateria), Anders Christensen (contrabaixo) e Max Lonata (saxofone)
Dia - 16 Set
Maria João e Mário Laginha

09/09/06

Soweto Gospel Choir

12 / 24 Setembro - Lisboa (Casino Lisboa)


O melhor do gospel africano. É assim que a generalidade da crítica fala dos espectáculos do Soweto Gospel Choir. Lisboa vai perceber porquê quando o aclamado colectivo sul-africano se instalar no Casino, a 12 de Setembro, para ali permanecer até dia 24.
As vozes e os tambores são os protagonistas. Mas as delícias proporcionadas por este grupo não passam só pela cor do ritmo e dos sons. A paleta estende-se ao colorido dos trajes tradicionais, das danças tribais e dos vários idiomas e dialectos utilizados.
Isto sem esquecer - ou não fosse o gospel o seu nome do meio - a forte carga espiritual que atravessa todo o espectáculo. O "New York Times", tal como tantos outros jornais de todo o mundo, rendeu-se: "Meticuloso e imparável... espiritual e espectacular".
Site oficial : http://www.sowetogospelchoir.com/

02/09/06

JAZZ ALÉMTEJO 2006

07 / 09 Setembro - Vila Nova de Santo André

07 de Setembro:
Mr. Blues
Jazz After-hours - Trio Júlio Resende (Sport Bar - Santo André)

08 de Setembro:
João Paulo Esteves da Silva
Quarteto de Jorge Reis
Jazz After-hours - Trio Júlio Resende (Bar do Fim - Lagoa de Santo André)

09 de Setembro:
Enclave Latin Jazz (Valência-Espanha)
Jazz After-hours - Trio Júlio Resende (Bar do Fim - Lagoa de Santo André)