09/08/06

Festival Musas do Metal

19 Agosto - Calvaria (Porto de Mós)

Festival dedicado aos novos projectos portugueses no campo do metal, com destaque para as vozes femininas. Os Hyubris exibem o folk metal com influência celta do álbum de estreia homónimo; os Wintermoon levantam o véu sobre o doom goth metal do disco a editar em Setembro; e os Insaniae oferecem doom metal segundo o trabalho "Outros Temem Os Que Esperam Pelo Medo da Eternidade".
Mais informações : http://lld.no.sapo.pt/main.htm

Sagres Surf Festival

14 / 15 Agosto - Sagres


Num cenário paradisíaco, tendo o Surf como base e a Música como paixão… realiza-se a primeira edição do Sagres Surf Festival, a 14 e 15 de Agosto na Praia do Tonel em Sagres.
O Surf e a Música sempre estiveram intimamente ligados. Desde os Beach Boys a Jack Johnson, o culto da Música ligado ao culto do Surf produziu alguns dos mais iluminados momentos sonoros.
Na belíssima Praia do Tonel em Sagres, decorre pela primeira vez o Sagres Surf Festival, com a presença de alguns dos artistas mais refrescantes da dita “Surf Music”, entre os quais Patrice, Michael Franti & Spearheads, Xavier Rudd e Slightly Stoopid.
Com o patrocínio da Super Bock, existe uma possibilidade única de viver as emoções da Música e do Surf, do Verão e dos Amigos, numa fantástica paisagem natural, nos dias 14 e 15 de Agosto, na Praia do Tonel em Sagres.
Neste Verão, o ponto de encontro entre o surf e a música tem um nome: Sagres Surf Festival.

14 de AGOSTO
Patrice - Michael Franti & Spearheads - Xavier Rudd - The Beautiful Girls - Money Maker$
15 de AGOSTO
Slightly Stoopid - Natiruts - Mishka - Pierr Aderne - Mercado Negro

Mais informações : www.musicanocoracao.pt/festivais/fest_sagres.html

Festival de Paredes de Coura 2006

14 / 17 Agosto - Paredes de Coura


O Norte é farto em Festivais de Verão.
Nos dias 14, 15, 16 e 17 de Agosto realiza-se o Festival de Paredes de Coura na praia fluvial do Tabuão.
Distribuídos por três palcos pode assistir a um vasto programa com excelentes bandas.
Dispõe ainda de vastas actividades e poderá acampar num recinto apropriado junto ao paradísiaco local da praia Fluvial.
Para os 4 dias o preço é de 70 euros.
Mais informações em :
http://www.paredesdecoura.com/

Anti-Pop Music Festival

13 / 14 Agosto - Viana do Castelo

De 13 a 14 de Agosto, o Anti-Pop Music Festival que se realiza junto ao forte de São Tiago da Barra, em Viana do Castelo, recebe nomes como Tiga, Michael Mayer, Alexander Kowalski feat. Khan, Vitalic...
As electrónicas alternativas fazem-se ouvir em Viana do Castelo e prometem uma opção mais dançante ao rock que invade ali perto a vila de Paredes de Coura. Os cabeças-de-cartaz - Tiga, Michael Mayer, Booka Shade, Vitalic e Alexander Kowalski - prometem agitar os ânimos no Alto Minho com grandes variações de batidas por minuto.Com o electro, o tecno e o house revestidos de todas as suas tonalidades, o Anti-Pop é a segunda edição do evento que em 2005 foi baptizado de Vi Ana no Castelo. Este ano assume-se como festival.No forte de São Tiago da Barra em Viana do Castelo (junto ao Porto de Viana).

Dia 13 Agosto -Double on Funk - Souls of Fire - Invaders - Miguel Rendeiro - Tó Ricciardi - Rui Vargas - Booka Shade - Trentemoller feat. DJ T.O.M. - Tiga
Dia 14 Agosto - Nuno F - Nuno Di Rosso - Freshkitos - Expander - Tigerskin aka Dub Taylor - Alexander Kowalski feat. Khan - Michael Mayer - Vitalic

05/08/06

Rolling Stones no Porto

12 Agosto 2006 - Estádio do Dragão


A maior banda de rock n roll do mundo regressa a Portugal. Depois de terem conquistado Lisboa e Coimbra, desta vez os Stones vão "tomar a Invicta" e promentem "incendiar" o estádio do Dragão!

O maior espectáculo de rock’n’roll do mundo vem a caminho de Portugal!
Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ronnie Wood que a 12 de Agosto vamos poder ver no Estádio do Dragão, iniciaram a 11 de Julho, a sua aguardada digressão europeia “A Bigger Bang”, no estádio de San Siro, em Milão - a primeira de uma série de actuações em alguns dos mais famosos estádios de Espanha, Holanda, Áustria, França, Itália, Dinamarca, Alemanha, Suiça, Noruega, Portugal e Inglaterra.
Antes do seu concerto no Porto, os Rolling Stones tocam dia 8 de Agosto em França, na cidade de Nice. De Portugal o grupo parte para Espanha onde actua dia 14 em Valladolid Para este novo espectáculo os Stones escolheram "só grandes músicas".

A "Bigger band tour" traz-nos clássicos como Jumpin' Jack Flash, It's Only Rock 'n' Roll, Let's Spend The Night Together, She's So Cold, As Tears Go By, Streets Of Love, Tumbling Dice, Miss You, Get Off Of My Cloud, Honky Tonk Women, Sympathy for the devil, Start Me Up, Brown Sugar,You Can't Always Get What You Want e Satisfaction, entre outras.
Dia 12 de Agosto as portas do estádio do Dragão vão abrir às 17h. Às 20h o espectáculo terá inicio com a actuação dos Dandy Warhols- uma banda americana de rock alternativo surgida em 1995 e influenciada pelos Veltvet Underground e Rolling Stones. O seu tema mais famoso é sem dúvida "Bohemian Like You" de 2000 (tema do anúncio da Vodafone). No final de 2005 o grupo lançou o seu 5º álbum de originais ODDITORIUM OR WARLORDS OF MARS .

A digressão mundial “A Bigger Bang” já trouxe aos Rolling Stones algumas das mais extraordinárias experiências da sua carreira.
Os dois concertos de abertura no Fenway Park de Bóston deixaram os críticos e os fãs sem palavras.Na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, milhão e meio de fãs assistiram a um dos maiores concertos da história da música em número de espectadores.A digressão passou igualmente por Pequim, marcando o primeiro concerto do grupo na China, e pelo palco da Super Bowl de futebol americano 2005, em Detroit, um concerto transmitido para mais de 100 milhões de espectadores.

Actualmente na Europa, os Stones satisfazem o maior sonho de qualquer dos seus fãs , oferecendo o inimaginável – a oportunidade de estar em palco com o grupo. O cenário do palco inclui várias centenas de lugares para que onde os maiores fãs do grupo possam partilhar a adrenalina de estar em palco com os Rolling Stones perante mais de 50 000 pessoas. Segundo Michael Cohl, director da tournée “A banda está a redefinir a experiência de um concerto – não existe nada comparável com a emoção de estar em palco com os The Rolling Stones e ver um concerto de estádio da perspectiva da banda. “Para os fãs, esta será a melhor tournée até à data”.
Se quiser adquirir estes “ On Stage Tickets ,para ver o concerto em cima do palco, terá de o fazer através do telefone: 213 979 422Quanto aos outros bilhetes, os últimos disponíveis para o concerto do Estádio do Dragão podem ser adquiridos: Lojas FNAC, Lojas Abreu e em www.plateia.iol.pt.
Site oficial dos Rolling Stones : www.rollingstones.com

04/08/06

Lagos Jazz 2006

11 / 15 Agosto - Lagos


Organizado pelo nosso conhecido Hugo Alves , ente os dias 11 e 15 de Agosto realiza-se o Lagos Jazz 2006. O Festival contará ainda com Workshops, jam sessions e concertos de rua.

11 Agosto (sexta-feira) - Orquestra de Jazz de Lagos
featuring Bobby Medina (trompete) + Ricky Taylor (voz)

12 Agosto (sábado) - Duokapi
Lars Arens (trombone) e Virgílio Gomes (guitarra)

13 Agosto (domingo) - Rick Margitza Quartet
Rick Margitza (saxofones), Frannck Ansellm (piano), Gilles Naturell (contrabaixo), Jeff Boudreaux (bateria).

14 Agosto (segunda-feira) - Lagos Jazz Summit
Com os professores do workshop

15 Agosto (terça-feira) - Concerto de alunos

Durante os dias do festival, irão realizar-se vários workshops para instrumentistas, orientados pelos músicos:
Piano - Antonio Ciacca . Contrabaixo - Rodrigo Monteiro . Bateria - Michael Lauren . Guitarra - Virgílio Gomes . Trompete - Bobby Medina . Saxofones - Guto Lucena . Trombone - Lars Arens . Big Band - Hugo Alves

Mais informações : http://lagosjazz.com

3º Festival Sons do Atlântico

11 / 13 Agosto - Lagoa


O festival de músicas do mundo chega à terceira edição com um programa que volta a ser pontuado pela diversidade. A espanhola Mercedes Péon, o turco Mercan Dede e a norte-americana Lisa Haley são as principais propostas do cartaz do Sons do Atlântico, que se realiza entre 11 e 13 de Agosto.

Dia 11 - Mercedes Péon + MU
Dia 12 - Orquestrinha do Terror + Mercan Dede
Dia 13 - Moçoilas + Lisa Haley

18 / 27 Agosto - Lagoa -FATACIL-
Dos acontecimentos que marcam o Verão algarvio, um dos mais importantes é, sem dúvida a Fatacil. Agendada para a segunda quinzena de Agosto, esta feira é já considerada a maior a sul do Tejo e uma das melhores do país.
Dia 18 - Banda Kalulu
Dia 19 - Xutos e Pontapés
Dia 20 - Martinho da Vila
Dia 21 - Mafalda Arnauth
Dia 22 - Santos e Pecadores
Dia 23 - Tony Carreira
Dia 24 - Gian e Giovani
Dia 25 - Marco Paulo
Dia 26 - Boney M
Dia 27 - Orishas

Aproveite para jantar na "Tasca do Xaral do Ninhou"
Mais informações : www.municipiodelagoa.net

Festival de Santa Cruz 2006

11 / 13 Agosto - Santa Cruz (Torres Vedras)


Santa Cruz recebe um festival em que a diversidade é prato principal. O cartaz, dominado por projectos portugueses, inclui Da Weasel, Santos e Pecadores, Rui Veloso e Boss AC. Tem lugar entre os dias 11 e 13 de Agosto.
O primeiro dia (11) é liderado pelo hip-rock dos Da Weasel. A doninha continua a debitar as "Re-Definições" de mais de dez anos de carreira, em concertos que são invariavelmente, momentos de consagração da banda de Pacman e Virgul, avassaladora em qualquer palco e perante qualquer público. Santos & Pecadores e Dummador são as restantes propostas.
No segundo dia (12), as atenções dividem-se entre o veterano Rui Veloso e a Banda Eva. O "pai do rock portuguuês leva Santa Cruz a um passeio pelos grandes temas que, ao longo de 25 anos, assinou ao lado de Carlos Tê com destaque para o so trabalho, "A Espuma das Canções". Quanto á banda brasileira, tem a missão da dança com "samba no pé".
Ao terceiro dia (13), apresenta-se Boss AC, com as três propostas que o tornaram um dos mais sonantes nomes do hip-hop "tuga": "Ritmo, Amor e Palavas". Antes, tocam os renovados Hands On Approach e o promissor projecto MAU (Man and Unable).

Mais informações : www.festivalsantacruz.com (excelente site)

03/08/06

Festival Música Latina de Londres

08 / 24 Agosto - Teatro Municipal de Faro

O conceituado festival londrino (que, no Reino Unido, já vai na sexta edição) vem pela primeira vez a Portugal, entre 8 e 24 de Agosto. Diversidade e fusão são as palavras de ordem. O cartaz inclui os nomes de Susana Baca, Salsa Celtica e Ska Cubano.
A abertura do Festival de Música Latina de Londres 2006 conta com os Salsa Celtica. O nome diz tudo: trazem sons latinos cruzados com música celta. DJ Lubi encarrega-se de animar a noite.
Dia 15, Susana Baca leva ao festival melodias afro-peruanas servidas pela sua voz fantástica. Segue-se um DJ set.
A viagem pelas sonoridades latinas continua, a 17 de Agosto, com reggae, mambo, rumba, rock e ska, ingredientes que fazem parte do cocktail servido pelos Ska Cubano. O DJ Gerry Lyseight recolhe música de dança de todo o mundo e atira-a para a pista de dança.
A rota do festival também passa pelo flamenco, através do pianista Sergio Monroy, que se apresenta no último dia.
Os Le Vagabond Boogaloo Club propõem ritmos ciganos e latinos, com pitadas de outras músicas recolhidas por várias paragens. O hip-hop, o ska e o dub também marcam presença.
Mais Informações : www.teatromunicipaldefaro.pt/teatro/programacao/evento.asp?id=252

02/08/06

Festival de Ópera de Óbidos

04 / 14 Agosto - Óbidos


A Cerca do Castelo, em Óbidos, recebe o terceiro Festival de Ópera durante o mês de Agosto. No ano em que se assinalam os 250 anos do nascimento de Mozart, a edição deste ano é dedicada, em parte, à obra deste compositor austríaco.
Para além das grandes óperas, estão agendados espectáculos-multimédia (Carmina Burana e História de Óbidos), concertos pedagógicos (Ensaios gerais das óperas comentados pelos principais intervenientes), exposições (Segredos da Ópera) e iniciativas para os mais novos, nomeadamente concertos Infantis “No tempo em que os instrumentos falavam” e sessões pedagógicas “Viagem pelo Mundo da Ópera”.
A Flauta Mágica”, dia 4 de Agosto, “Madama Butterfly”, dia 11, e “Don Giovani”, dia 14, são as óperas a apresentar neste Festival de Óbidos, sempre às dez da noite. No dia 12, a Quinta das Gaeiras é palco do concerto “Mozart o Sorriso de um Génio”.
Mais informações : www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=13122

01/08/06

Jazz em Agosto 2006

03 / 12 Agosto - Fundação Calouste Gulbenkian - Lisboa



O prestigiado festival lisboeta decorre sob o signo de John Coltrane, através de um cartaz de luxo em que se ouvem ecos das várias facetas do jazz contemporâneo.
Anthony Braxton, The Claudia Quintet, Rova Orkestrova Electric Ascension, Craig Taborn's Junk Music, Corkestra, Nels Cline e Evan Parker são apenas alguns dos convidados do Jazz em Agosto, que decorre entre os dias 3 e 12, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, instituição actualmente a comemorar o seu 50º aniversário.
PROGRAMA
3 de Agosto
(Qui) Anfiteatro ao Ar Livre 21h30
ROVA :: ORKESTROVA ELECTRIC ASCENSION
4 de Agosto (Sex) Auditório 2 18h30
EVAN PARKER
4 de Agosto (Sex) Anfiteatro ao Ar Livre 21h30
NELS CLINE / ANDREA PARKINS / TOM RAINEY
5 de Agosto (Sáb) Sala Polivalente 15h30
CONFERÊNCIA JOHN COLTRANE por Evan Parker
5 de Agosto (Sáb) – Sala Polivalente 16h30 / 17h3012 (Sáb) – Sala Polivalente 16h30 / 17h30
CINEMA “The Robert Herridge Theater – THE SOUND OF MILES DAVIS”
5 de Agosto (Sáb) Auditório 2 18h30
LARRY OCHS / FRED FRITH / LE QUAN NINH
5 de Agosto (Sáb) Anfiteatro ao Ar Livre 21h30
MANDARIN MOVIE
6 de Agosto (Dom) Auditório 2 18h30
LE QUAN NINH
6 de Agosto (Dom) Anfieteatro ao Ar Livre 21h30
CORKESTRA
10 de Agosto (Qui) Anfiteatro ao Ar Livre 21h30
CRAIG TABORN’S JUNK MAGIC
11 de Agosto (Sex) Anfiteatro ao Ar Livre 21h30
THE CLAUDIA QUINTET
12 de Agosto (Sáb) Sala Polivalente 15h30
‘Discovering Jazz Treasure’
12 de Agosto (Sáb) Sala Polivalente 16h30 / 17h30
“The Robert Herridge Theater – THE SOUND OF MILES DAVIS”
12 de Agosto (Sáb) Auditório 2 18h30
LISBON IMPROVISATION PLAYERS featuring Dennis González
12 de Agosto (Sáb) Anfietratro ao Ar Livre 21h30
ANTHONY BRAXTON SEXTET

Mais informações : www.musica.gulbenkian.pt/jazz

Boom Festival 2006

03 / 09 Agosto - Idanha-a-Nova


Podíamos dizer que é um dos mais importantes eventos de trance psicadélico da Europa. Mas o que leva milhares (grande parte estrangeiros) ao Boom Festival é, mais do que as propostas musicais e artísticas, o ambiente. O mais colorido e cosmopolita dos nossos eventos estivais instala-se em Idanha-a-Nova entre os dias 3 e 9 de Agosto.
Sem artistas ou palcos privilegiados, o Boom Festival é sobretudo um espaço de interacção. As várias zonas da programação servem o encontro entre diferentes artes (música, pintura, escultura, cinema, fotografia) e formas de estar (das ancestrais práticas de meditação às novas tecnologias), sempre no contexto de uma "cultura global alternativa".
O inspirador cenário natural, nas margens da barragem Marechal Carmona, pinta-se das esperadas cores fluorescentes, que prometem rivalizar com a infalível Lua cheia.
Mais informações : www.boomfestival.org/boom2006