04/11/06

Quarteto de Wayne Shorter em Lisboa

09 Novembro - Culturgest - Lisboa

Wayne Shorter, uma lenda viva do jazz e, em particular, da música de fusão, regressa a Portugal para duas datas. Dia 8 de Novembro, abre o Guimarães Jazz. Dia 9, desce a Lisboa para um concerto na Culturgest.

O seu percurso, como saxofonista e compositor, é tão longo como marcante. No fim dos anos 1950 tocou com a banda de um dos melhores bateristas de jazz de todos os tempos, Art Blakey, integrando depois um dos quintetos maravilha de Miles Davis, para o qual contribuiu não só como instrumentista, mas também como compositor. Mas Shorter é sobretudo conhecido pela década e meia de ligação a um dos projectos mais brilhantes da música de fusão, os Weather Report, fundados no início da década de setenta com Joe Zawinul.
No ano passado, lançou "Beyond the Sound Barrier", uma colecção de gravações ao vivo com o seu quarteto. Novo sucesso entre a crítica: "Um enorme passo para Shorter, um artista que sempre colocou as ideias arrojadas à frente do pensamento convencional", escreveu a "All About Jazz". Os cúmplices de Wayne Shorter são Brian Blade (bateria), John Patitucci (baixo) e Danilo Perez (piano).

Sem comentários: