24/03/07

Centenas de Bandas a tocar o Hino da Europa

25 Março - Várias localidades do País



Para comemorar os Cinquenta Anos do Tratado de Roma, a União Europeia está a promover festejos e eventos por todo o mundo, com especial incidência na Europa. Em Portugal irá assistir-se a um mega Festival de Bandas de Música. Mais de 220 bandas de todo o território nacional irão interpretar ao mesmo tempo, em todo o país (25 de Março às 16h00) o Hino Europeu, seguindo-se um concerto público com um programa seleccionado pela própria banda.

É neste âmbito que a banda da Sociedade Filarmónica Mindense irá oferecer em Minde um concerto, junto do Coreto, para toda a população, associando-se ás Comemorações dos Cinquenta Anos da União Europeia.
Se pretender saber mais sobre estas grandes comemorações, e aprofundar os seus conhecimentos sobre a União Europeia, visite o interessante site oficial. http://europa.eu/50/index_pt.htm

09/03/07

Fsstival In-Jazz em Torres Novas

10 / 17 Março - Cine-Teatro Virginia - Torres Novas

Torres Novas recebe novamente o único festival itinerante dedicado exclusivamente ao Jazz, feito por músicos portugueses. Em circulação por várias cidades do país, o festival pára em Torres Novas entre os dias 10 e 17 de Março. Este ano, para além de dois concertos, um com o Sexteto de Mário Barreiros (10 Março) e outro com Carlos Martins Quarteto (17 Março), o Festival In-jazz terá como novidades uma jam session com músicos convidados no Café Concerto.
Também no dia 10, um workshop de Big Band com apresentação final para o público no Café Concerto, a 17, e as oficinas de Jazz na Escola, que no ano passado fizeram sucesso.
Existe a possibilidade de adquirir um bilhete-festival que dá acesso aos dois concertos e restantes iniciativas pelo valor de 13 euros. O bilhete isolado é de 10 euros.

Workshop com Adelino Mota
Este workshop decorrerá de segunda a sexta-feira (12-16 Março), entre as 18h30 às 20h30, no Café Concerto do Teatro Virgínia. Destina-se a músicos de todas as áreas de expressão, membros de filarmónicas e alunos de escolas e conservatórios de música. As inscrições estão abertas, sendo o número-limite de participantes é de 25, havendo ainda algumas vagas, e devendo os músicos trazer os seus próprios instrumentos.
As inscrições devem ser feitas na bilheteira do teatro (249 839309), pelo valor de 10 euros. A orientação é da responsabilidade de Adelino Mota, maestro da Big Band da Nazaré e director do Festival de Jazz de Valado dos Frades. Com este trabalho, pretende-se aumentar o nível de autoconfiança dos jovens músicos no âmbito da criação musical.

07/03/07

Coimbra em Blues

15 / 17 Março - Teatro Académico de Gil Vicente - Cimbra

5º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BLUES DE COIMBRA
A vitalidade, a influência e as mutações dos blues vão estar em destaque na quinta edição do Coimbra em Blues. Na ementa, está um fim-de-semana entre o acústico, o eléctrico e as novas sonoridades do género, com origem em diversas geografias. Decorre entre os dias 15 e 17 de Março.

Dia 15 - Hell`s Kitchen Blues Band - Son of Dave
Dia 16 - Bob Log III - Black Diamond Heavies
Dia 17 - Alabama3 -Scott H. Biram

03/03/07

Jason Moran and The Bandwagon

06 Março - Centro Cultural de Belém - Lisboa



O aclamado pianista norte-americano Jason Moran, músico de culto do jazz moderno, regressa a Portugal com a sua banda, The Bandwagon, para apresentar "Artist In Residence". O concerto está marcado para dia 6 de Março, no CCB.
O pianista que (parafraseando a "All About Jazz") nunca faz o mesmo duas vezes, produziu um álbum que embarca por territórios desconhecidos e consegue um trabalho que é "nada menos que maravilhoso" (de acordo com a mesma revista), mesmo que seja difícil encontrar coerência no álbum como um todo.
Site: http://www.jasonmoran.com/

Calcinha Preta

04 Março - Pavilhão Atlântico - Lisboa
05 Março - Coliseu do Porto - Porto




Mais do que uma banda de forró, os Calcinha Preta são um colectivo que transpõe o contagiante estilo brasileiro para um espectáculo repleto de animação visual e coreográfica.

Wiener Gala Strauss (Lisboa)

03 / 05 Março - Aula Magna - Lisboa

A magia das valsas e polcas de Strauss, que tanto sucesso teve em Portugal noutras ocasiões, promete voltar a encantar Lisboa. A Wiener Gala Strauss instala-se na Aula Magna entre os dias 3 e 5 de Março.
É um espectáculo de classe e elegância, inspirado nos clássicos concertos de ano novo de Viena. É composto por coreografias da companhia Ballet Austríaco K & K, com música tocada ao vivo pela Orquestra Filarmónica K & K, sob a direcção do maestro Matthias Kendlinger.
O colectivo anda há mais dez anos em tournée europeia, sempre com novidades para apresentar. Os espectáculos de Lisboa não são, portanto, mais do mesmo: há novo programa, novas coreografias e nova soprano (a alemã Monika Rebholz).

02/03/07

Incubus + More Than a Thousand

05 Março - Pavilhão Atlântico - Lisboa

Na lista de boas memórias do Pavilhão Atlântico está um concerto dos Incubus. A banda californiana regressa a esta sala, para um concerto recheado de "Light Grenades", a 5 de Março.
É este o nome do último trabalho de originais, o tal que entrou directamente para o primeiro lugar do top americano e que mostra uns Incubus mais maduros e apaziguados em relação aos primeiros álbuns, a milhas da etiqueta nu-metal com que tantas vezes foram carimbados.
Apesar de gostarem de contrariar expectativas, Brandon Boyd e companhia farão certamente a gentileza de lembrar páginas anteriores como "Drive", "Nice to Know You", "Pardon Me" ou "Megalomaniac"

01/03/07

Yard Dogs Road Show

Março: 03 Portalegre / 08 Lisboa / 09-10 Braga

Abra-se a porta do "saloon" para este encontro entre o velho Oeste americano e a cultura popular moderna. O Yard Dogs Road Show chegou à(s) cidade(s): Portalegre (3 de Março), Lisboa (8) e Braga(9, 10).
É um espectáculo "vaudeville" e burlesco, com espaço para engolidores de fogo e actuações estranhas, sempre debaixo da banda sonora produzida pela banda Yard Dogs Cartoon Gypsy Band. É a primeira vez que o grupo se apresenta em Portugal.